imobiliária ou proprietário?

Alugar com a Imobiliária ou alugar com o proprietário?

Você está atrás de um imóvel para locação e não sabe qual opção escolher?
Vou te contar alguns prós e contras de cada um e te ajudar a tirar essa dúvida.
Antes de tudo, existe desde 1991 a Lei do Inquilinato que regulamenta as locações de imóveis comerciais e urbanos, a lei define regras sobre o contrato, despejo, multa, direitos e deveres de cada parte, garantias, dentre outros.
Sendo assim, em linhas gerais, a imobiliária é responsável por intermediar a negociação e fazer cumprir a Lei e o Contrato estabelecido entre as partes.
A imobiliária cobra uma taxa de 8 a 10% sob os valores da locação para realizar a administração do imóvel, ela elabora o contrato, prepara a documentação e analisa o perfil econômico para garantia do negócio. Também fica responsável por intermediar obras e restaurações no imóvel.
Via de regra, quando a imobiliária cumpre o seu papel, as partes costumam ter menos de dor de cabeça. Mas infelizmente, nem sempre é assim.
Já a locação direto com o proprietário pode facilitar para interessados no imóvel quando possuem renda informal e também não possuem fiadores, aceitando na grande maioria das vezes a garantia locatícia que dispõe. (caução na grande maioria dos casos)
Outra facilidade é o contato direto com o proprietário do imóvel para maior rapidez nos reparos e alterações no bem, inclusive, no caso de interesse de aquisição do imóvel.
Agora para concluir, independente da via eleita, o que importa é o Contrato bem feito, com a garantia estabelecida, os direitos e deveres claros e com assinatura de ambas as partes e testemunhas.
E ai, esse conteúdo te ajudou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá, em que posso te ajudar?