imóvel de forma segura

Como comprar um imóvel de forma segura?

Comprar um imóvel é uma tarefa difícil e tanto, então aqui vão algumas dicas:

1. Análise da matrícula do imóvel:
Como já mencionado antes, a matrícula é onde tem todas as informações, tanto da mais antiga até a mais atual, então é muito importante verificar todo esse histórico. É assim que você pode comprovar se as informações dadas batem com o que está escrito na matrícula e se é propriedade de quem o vende. Também é o melhor lugar para achar possíveis irregularidades.

2. Verificar dívidas pendentes:
É muito importante verificar as certidões que falam sobre dívidas propter rem (diz respeito as dívidas do imóvel até a data da venda), que por falta de pagamento, vão para leilão. Por isso, procure pelas negativas do IPTU, ITR e possíveis taxas de condomínio.

3. Procure sobre o vendedor:
Veja seu estado civil, caso for casado é muito importante verificar qual é a comunhão entre o casal e se a outra parte é necessária na hora de negociar o imóvel. Também verifique se é uma pessoa jurídica ou não, caso for, certifique-se sobre quem pode vender tal imóvel. Procure por ações de protesto ou possíveis débitos, é provável que o vendedor esteja tentando fraudar um pagamento. Procure por negativas de protestos, débitos trabalhistas, débitos fiscais municipais, estaduais e federais, assim como certidões de distribuições de ações na Justiça Estadual e de distribuição de ação na Justiça do Trabalho.

4. Faça Escritura Pública adaptada para a situação:
Como já mencionado várias vezes aqui, a escritura pública é o documento hábil para validar a compra e venda de um imóvel, isto porque ele é o documento hábil para proceder o registro na matrícula e existir, de fato a transferência da propriedade do imóvel. Só assim terá segurança para assumir os riscos que possam vir com o imóvel e como vão lidar com eles, é uma das peças mais importantes.

5. Tenha um advogado de confiança com você:
Realizar todo esse processo é uma tarefa complicada que necessita de cuidado minucioso para não deixar nenhum erro passar, além de que a compra de um imóvel está ligada a outros aspectos. Lembre-se que nesse caso, um erro pode sair caro, então tenha do seu lado advogados competentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá, em que posso te ajudar?