VOCÊ SABE COMO MANTER SEU WHATSAPP SEGURO?

O WhatsApp pode ser uma ferramenta muito útil, mas isso não quer dizer que você não deva tomar cuidados para evitar que algo ruim aconteça. Por isso vou te mostrar alguns meios de tornar sua conta mais segura e a utilizar o aplicativo de forma inteligente, fugindo dos golpes.

O primeiro passo para manter sua conta segura é fazer a verificação de duas etapas que o aplicativo oferece para você ter uma camada extra de proteção.
E como ativar? Quando você entra em configurações no aplicativo, clique em conta, vá até “Verificação em duas etapas”, depois seleciona “ATIVAR”, então você será direcionado a outra tela que vai te dizer o que fazer, ou seja, criar uma senha numérica de 6 dígitos, que só você deve saber. Assim que criar sua senha, terá que adicionar seu endereço de e-mail.
Depois disso, sua conta vai estar protegida. Ainda, de tempos em tempos você terá que confirmar a senha, para proteção e para garantir que você não vai esquecê-la.

Falando em golpes, o WhatsApp também é um alvo frequente, mesmo sendo uma rede segura e criptografada. Um dos golpes mais comuns hoje em dia é quando recebemos ligações ou mensagens que contém uma oferta atrativa e para conseguir obter essa oferta você deveria enviar o código de verificação como prova e garantia, entretanto isso é enganação.
Atualmente o golpe é a ligação para suposta pesquisa do Ministério da Saúde, questionando sobre o COVID 19, ao terminar a pesquisa é solicitado o código para acessar as respostas.
Dessa forma a pessoa conseguirá entrar na sua conta com facilidade e aplicar o golpe, geralmente se passando por você e pedindo dinheiro aos seus contatos.

Outro crime é quando utilizam seus dados para se passar por você e solicitam a empresa telefônica para solicitar o uso do número em um novo chip, com a desculpa de que perdeu seu antigo. Dessa forma seu chip é bloqueado e todos os seus dados migram para o novo que está nas mãos de outra pessoa, aplicando golpes nos seus contatos.

Ainda, cuidado com os links que você acessa. Acesse apenas links de pessoas confiáveis e sempre que for relacionado a promoções e descontos procure no google se não está relacionados a golpes.

E como evitar esses dois golpes? A principal forma é a verificação em duas etapas, já que essa é uma senha que só você terá acesso e o WhatsApp não liberará a entrada na conta caso essa senha não esteja presente.
Outras maneiras mais simples de se proteger é manter sua foto de perfil e nome visível apenas para seus contatos, dificultando o acesso de terceiros a essas informações.
E ainda, sempre que solicitarem um código de confirmação via telefone ou sites da internet verifique o campo da mensagem, o destinatário e se possível, não envie, opte por outras formas de validação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá, em que posso te ajudar?